PROBLEMA: Filtro na porta 1434 do SQL Server Browser.


Olá pessoal tudo tranquilo? Espero que sim!

Esta semana passei por um problema em produção onde o subscriber de uma topologia de replicação não estava conseguindo comunicação com o publisher, por este motivo a replicação estava apresentando falha. Comecei a investigar e quando tentei me conectar via Management Studio no Subscriber com a instância do SQL Server no Publisher, eu recebi o erro abaixo:

 
Algo não estava certo, fiz mais algumas verificações e testes, e descobri que especificando apenas o nome do servidor que abrigava o Publisher no SSMS, sem especificar o nome da instância, eu conseguia me conectar normalmente, opa! A instância nomeada do SQL Server no Publisher estava configurada para usar a porta 1433, usada normalmente pelas instâncias default. E realmente, especificando a porta 1433 juntamente com o nome da instância nomeada do Publisher para o SSMS, eu também conseguir me conectar sem problemas.

A conclusão é que o SQL Server Browser, embora estivesse rodando no Publisher, não estava desempenhando o seu papel. O SQL Server Browser é um serviço instalado pelo SQL Server, e que tem a responsabilidade de informar as portas TCP usadas pelas instâncias rodando num determinando servidor:

SQL Server Browser Service (Database Engine and SSAS)

Mas se o SQL Server Browser estava rodando no Publisher, o que poderia estar impedindo o seu funcionamento? Talvez algum filtro no tráfego de rede, o SQL Server Browser usa a porta UDP 1434 para responder às requisições dos clientes. O PortQry é uma ferramenta da Microsoft que ajuda bastante neste tipo de verificação:

PortQry Command Line Port Scanner Version 2.0

PortQryUI - User Interface for the PortQry Command Line Port Scanner

Usando a interface gráfica do PortQry, informei o nome do Publisher e a porta UDP 1434 para o teste:


Note o resultado do meu teste, UDP port 1434 (ms-sql-m service): FILTERED, ou seja, existe algum filtro na rede para esta porta no servidor do Publisher que não está permitindo a conexão com o SQL Server Browser. Com esta informação, pedi ao time de rede para fazer uma verificação.
É isso pessoal, espero que tenha sido útil. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário