Como instalar o SQL Server 2012/2014 com as últimas atualizações através do Product Updates!


Fala galera tudo certo?

 Bom, já faz um tempo, mas um amigo me questionou se tinha como instalar o SQL Server e já “embutir” na instalação alguma atualização do produto como por exemplo Service Packs, Cumulative Updates, no intuito de ganhar tempo. A resposta para esta pergunta é SIM!

 No SQL Server 2012 foi implementado o Product Updates, ele pode ser considerado uma extensão do slipstreaming, introduzido com o SQL Server 2008 / 2008 R2. Em linhas gerais, o modo avançado do slipstreaming usava um procedimento relativamente complexo para montar uma mídia de instalação com os updates necessários (service pack, updates cumulativos). A mídia gerada com este procedimento precisava ser bastante testada para evitar surpresas indesejadas.

 Com o Product Updates, você inicia o setup do SQL Server via prompt de comando, e com apenas alguns parâmetros faz referência a um diretório ou share com as atualizações necessárias que serão instaladas com a instância. Também é possível usar servidores WSUS ou o Windows Update como fonte para as atualizações. 

 Vou demonstrar o procedimento com uma mídia de instalação do SQL Server 2012.

1. Criei na unidade C: uma pasta chamada sql12updates e dentro dela coloquei o instalador do SP1 e o Cumulative Update 8 pós SP1 do SQL Server 2012:


2. Depois, inseri a mídia de instalação do SQL Server 2012 e abri um prompt de comando rodando como administrador:


3. Com o prompt aberto, naveguei até o drive onde estava a mídia do SQL Server, no meu caso, D:, e digitei os comandos abaixo:

SETUP /ACTION=INSTALL /UPDATESOURCE=C:\SQL12UPDATES


Notem, estou passando um parâmetro chamado UPDATESOURCE, ele é responsável por fazer o setup do SQL Server associar atualizações do produto no processo.

4. No prompt é exibida à confirmação de que os parâmetros foram aceitos, notem na figura a palavra Success:


5. Depois a instalação seguiu normalmente, na tela de Setup Support Rules cliquei em OK:


6.  Escolhi o tipo de licença na etapa Product Key e cliquei em Next:


7. Aceitei os termos na etapa License Terms e cliquei em Next:


8. E na etapa Product Updates, notem que interessante, o SQL listou as atualizações que deixei no diretório referenciado via prompt de comando no passo 3:


 É isso pessoal! Espero que o post tenha sido útil a vocês! Um abraço!

Bibliografia:

Overview of SQL Server Servicing Installation


Product Updates in SQL Server 2012 Installation

Nenhum comentário:

Postar um comentário